quarta-feira, 3 de junho de 2009

Discurso da Oradora dos Formandos.


A Suely Caputo Aymone (foto ao lado) foi a oradora das turmas-formandas dos Cursos Educação Digital (40h) e Tecnologias de Informação e Comunicação (100h), realizada dia 28/05/09, pelo NTE da 10ª CRE, Uruguaiana. Aí abaixo está o discurso que ela proferiu na ocasião:

"Boa tarde a todos e a todas!
Ser chamada para falar em nome dos alunos e das alunas do Curso me causou certo estranhamento... Por que eu?
Mas topei! Sabem por quê? Só para ter a oportunidade de dizer o quanto foi/é importante para mim este espaço de formação (aliás, como todos os espaços de formação! Pena tão escassos...).
Importante, porque transformou meu olhar sobre o uso das tecnologias na educação, em especial a Internet. Antes, algo frio, responsável pelo distanciamento entre as pessoas, um lugar que servia apenas para copiar e colar... mundo da gurizada...
Agora, uma rede em que se trama conhecimento, em que se tramam parcerias...
João Cabral de Melo Neto, pernambucano, no encantador "Tecendo a manhã":
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele gritou
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
eo lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
Me permitam a apropriação da metáfora de João Cabral: o Governo Federal, através do Proinfo integrado e da instalação, nas escolas, de ambientes tecnológicos (laboratórios de informática com computadores e acesso a internet-banda larga), lançou o desafio, aos governos estaduais e municipais, que estenderam os fios aos professores e às professoras: nós! Que devemos lançá-los para...
Penso, colegas, que somos bastante corajosos e corajosas: primeiramente, porque concluímos os cursos; e, em segundo lugar, porque estamos chamando para nós uma grande responsabilidade: instigar nossos colegas e nossos alunos a ter outras percepções sobre o uso das tecnologias na educação.
Sim. Vocês se deram conta do que têm pela frente?
Certamente, não é uma tarefa fácil...
Mas desafio é com a gente mesmo, né?
Caso contrário, não estaríamos aqui, agora! Basta pensar no impacto de algumas palavras em nossas vidas: por exemplo, Linux, quer dizer alguma coisa para vocês? BrOffice Writer, BrOffice Impress, Wiki, Blog, Hipertexto, RPG, WebQuestion, login, upload... Mas, ah! Nada como todas essas palavras fazerem sentido!
Pois é: estamos em pleno processo de letramento digital... estamos na rede, em rede! Por isso é obrigação dizer: obrigada Cledenir! Obrigada Diana! Haja paciência para nos ajudar a superar o nosso tempo de professores(as) web 0.0!
Tenham certeza de que as nossas aulas presenciais e à distância (chique!EAD!) fizeram toda diferença... e seremos multiplicadores e multiplicaodras desse conhecimento em construção.
Que venham muitos blogs, muitos textos colaborativos, muitas webquestions, muitas pesquisas na web (de verdade, não só CtrlC/CtrlV!), muitas wikis...
Mas que a gente não esqueça: sempre o mais importante é ter o que dizer, ou aquilo que dizemos... como nós dizemos ou as formas que nossas palavras assumem não importam muito!
Obrigada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário